Depoimentos

Beverly Martinez - Medicina

Tive experiências fantásticas. Amigos duradouros, assim como o aprendizado consolidado.
Só tenho a agradecer.

Fabiane Müller Dezan - Odontologia

Graduação em 1997. Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (2005) e Saúde Pública com Ênfase em Estratégia de Saúde da Família (2018). Atuei como professora de Anatomia Humana na UFMS Campo Grande e UNIGRAN Dourados para o Curso de Odontologia. Atualmente sou concursada trabalhando na ESF em Dourados MS onde já atuei como Gerente do Núcleo de Atenção À Saúde Bucal e como Diretora do Departamento de Atenção Básica de 2014 a 2016.

Luana Cristina Bellini - Enfermagem

A UFMS foi minha segunda casa por 5 anos. Aprendi muito com meus professores. Deve parte de todas minhas conquistas a eles! Uma vez UFMS, sempre UFMS!

Silvana Aparecida da Silva Zanchett - História (CPCX)

A UFMS transformou minha vida! Sou uma pantaneira que iniciou os estudos aos 8 anos de idade e que tinha como sonho , ser professora. A UFMS proporcionou que meu sonho se concretizasse, pois hoje sou docente do curso de História lotada no CPCX. Ainda, lancei um livro: Histórias, Memórias, significações e apropriações: Pescadores Profissionais de Coxim/MS, fruto que iniciou no Trabalho de Conclusão de Curso. Gratidão UFMS, por ter realizado meu sonho e de poder contribuir com outros sonhos!

Felipe Pilan - Engenharia Ambiental

Me orgulho muito por ter tido a oportunidade de ter estudado em uma universidade pública como a UFMS. O curso de Engenharia Ambiental é muito bem estruturado com laboratórios, ótimo acervo na biblioteca e principalmente dos professores muito bem capacitados e profissionais. Graças a essa instituição, tenho duas empresas, sendo uma na área ambiental e sanitária e outra como uma loja de móveis planejados, ambas no município de Sinop/MT. UFMS muito obrigado por tudo!

Elmiro Nicolau da Silva Filho - Psicologia

Tive a oportunidade de participar da 5ª Turma do curso de Psicologia. Na ocasião, o corpo docente contava com renomados Analistas do Comportamentos o que me proporcionou uma base sólida para desbravar e me aprofundar na abordagem. Hoje sou especialista em Psicologia do Trabalho, Professor de Psicologia em cursos de Pós-graduação, Palestrante e Psicoterapeuta e em todas as áreas me fundamento na Análise do Comportamento. Meu sincero e eterno agradecimento à UFMS!

Bruno dos Santos Simões - Física (Licenciatura)

A UFMS me mostrou como o espaço universitário pode ser rico em diversos aspectos. Aprendi muitas coisas, não só relacionas às ciências, mas também sobre viver. A UFMS também foi responsável por abrir as portas de um sonho que concretizei no ano de 2018, me tornar professor efetivo em uma universidade pública!

Marcos Fraiha - Medicina Veterinária

Após minha conclusão do curso de Medicina Veterinária na UFMS (1993), conclui Mestrado em Produção Animal na Universidade Estadual de Maringá (1996), MBA em Gestão de Negócios na Fundação Getúlio Vargas (2001) e Doutorado em Engenharia Agrícola na Unicamp (2008). Trabalhei nos EUA, Brasil e Holanda no setor de produção e Nutrição animal. Hoje sou responsável pela Divisão de Exportação em multinacional baseada na Holanda.

Osmar Ignacio Ayala Caceres - Química Tecnológica

“Tenho alta estima à instituição UFMS. Sendo estrangeiro, encontrei uma universidade com altos padrões na formação, pelo menos no que pude perceber na área Química, com um corpo docente de primeiro nível e uma área de pesquisa em constante crescimento. Realmente é uma satisfação pessoal dizer que sou egresso da UFMS. Meus votos para que continuem melhorando a cada dia.”

Natan de David - Farmácia e Mestrado em Farmácia

“Estudar na UFMS foi uma experiência extremamente gratificante. Sem dúvidas o currículo de uma pessoa que se formou em uma instituição federal é visto com outros olhos. Digo isso, pois hoje seleciono currículos e avalio a instituição de formação do profissional. Acredito que falta às instituições de ensino brasileiras, de um modo geral, um acompanhamento e abertura de novas possibilidades aos egressos aprimorarem e exporem suas experiências profissionais, não somente no nível de pós-graduação, mas em rodadas de negócios e inovações, grupos de debate profissional etc. Fiquei muito contente com essa iniciativa da instituição e prontamente abri o questionário para responder. Quero deixar aqui registrado que estou à disposição da instituição para colaborar com o ensino dos novos colegas e parcerias com os professores que lá estão. Gostaria de registrar minha gratidão pelo que me foi concedido e a vontade de voltar e retribuir de alguma forma. Sem medo de errar, posso afirmar que todo egresso da UFMS de um modo geral possui esse sentimento e gostaria muito de colaborar. Parabéns pela iniciativa!”

Fernanda Maria de Russo Godoy - Ciências Biológicas (Licenciatura) Doutorado Biotecnologia e Biodiversidade

“A UFMS muito tem contribuído para o meu crescimento profissional, pois foi nesta instituição que me graduei, fiz mestrado e agora curso o doutorado atuando com pesquisas na área de Genética da Conservação com Bromélias do Pantanal.”

Bruno Henrique dos Santos Ferreira - Ciências Biológicas (Licenciatura)

“A UFMS mudou minha vida.”

Bárbara Medeiros Dantas - Farmácia

“A UFMS foi minha porta de entrada a um universo indescritível… eu não sou de Mato Grosso do Sul, vim do interior de Mato Grosso estudar em Campo Grande, em um curso maravilhoso, o mais antigo dessa universidade: farmácia. Foi uma grande escolha, não me arrependo. Na faculdade, conheci pessoas, professores maravilhosos, uns ainda levo comigo até hoje. Inclusive, o amor da minha vida conheci nessa faculdade, nos casamos e hoje temos um filho. A UFMS, eu sempre falo com muito carinho porque fez parte de um período difícil, mas também de muito conhecimento, minhas portas se abriram!! Um beijo a todos aqueles que contribuíram para minha formação… sou servidora pública em Campo Grande e sem vocês não teria chegado até aqui. “

Douglas Nantes Gualberto - Tecnologia em Redes de Computadores; Especialização Mídias na Educação e Especialização Redes de Computadores - Mestrado Profissional Computação Aplicada

“Na UFMS fui aluno do curso de Engenharia Civil, ingressando em 2004, em 2005 decidi desistir do curso por entender que havia escolhido uma excelente formação e que, entretanto, tinha pouca relação com a minha personalidade e vocação. Em 2007 ingressei no curso de Bacharelado em Análise de Sistemas, concluindo-o em 2010 e em 2011 ingressei como portador de diploma no curso de Tecnologia em Redes de Computadores, obtendo o título de tecnólogo em 2013. Posteriormente, cursei a Especialização em Mídias na Educação em 2015 e 2016. Iniciei o Mestrado em Computação Aplicada em 2013, não cheguei a concluir o mestrado pela dificuldade de conciliar com outras atividades pois cursava, simultaneamente, cursos de graduação, especialização e mestrado. Concomitantemente, também desenvolvia diversas atividades profissionais na UFMS. Todavia, avancei bastante no curso, conseguindo todos os créditos e aprovação nos exames de suficiência em inglês e de qualificação, faltando apenas a apresentação da dissertação. Apesar do meu desligamento do curso, ainda não deixei de almejar o título de Mestre e espero poder reingressar. Foram muitas oportunidades na UFMS, como a de estágio na DIGR/NIN em dezembro de 2007 e janeiro de 2008 como voluntário e a partir de fevereiro de 2008 até março de 2009 como aluno bolsista, na época pude conhecer a imensidão do campus de Campo Grande, oferecendo suporte de técnico e manutenções de redes de computadores a quase todos os setores. Tive outra oportunidade de estágio, de abril de 2009 até dezembro de 2009, no LEDES e PREAE, como integrante da equipe de manutenção e desenvolvimento dos sistemas SIEX e SIGPROJ. Ingressei como servidor público na UFMS por concurso, no cargo de Técnico de TI em fevereiro de 2010, lotado na Coordenadoria de EAD. Posteriormente prestei concurso para o cargo de Analista de TI, vindo a tomar posse para esse cargo em outubro de 2012, inicialmente lotado na DIGR/NTI, e posteriormente como chefe da DIAT/CED/PREG, desde a criação desta divisão em maio de 2013 até sua extinção em janeiro de 2017. Fui designado para a chefia da DINOV/SEDFOR/RTR a partir de fevereiro de 2017. Atuei ainda, em algumas oportunidades, como chefe substituto e/ou substituto eventual da CED/PREG, SEDFOR/RTR e da DIEAD/SEDFOR/RTR. Exerci a função de Coordenador Adjunto UAB/UFMS em 2015 e 2016. São muito anos dedicados à UFMS e muitas oportunidades que ela me proporcionou. Foram inúmeras atividades como aluno e servidor desta instituição. A UFMS realmente mudou minha vida, contribuindo para minha formação e crescimento profissional.”

Alzira Miguel Dias Rufato - Pedagogia
Especialização Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado

“Eu vivo e respiro educação, pertenço a uma família de educadores. Só aqui em Bataguassu somos 12 professores na família. A nossa história com a educação aqui no estado de Mato Grosso do Sul teve início nos anos de 1960, quando meus avós chegaram no município de Bataguassu, não havia sequer prefeito, no município e a primeira escola foi construída por eles e a professora paga por eles também. Concluí o Curso de Licenciatura em Pedagogia e Pós Graduação em Educação Especial pela UFMS. Recentemente terminei o Curso Geografia em 12/2017, Pela UNIJALES – SP. Neste ano de 2018 pretendo fazer mais uma Pós em Psicopedagogia ou Neuropsicopedagogia Clínica, pois trabalho na área especial, pretendo fazer um mestrado, pois quero defender a tese de que a LIBRAS precisa ser inserida na grade curricular como qualquer outra disciplina desde a Educação Infantil, para que haja uma interação entre alunos e não apenas aluno/intérprete, como se vê no cotidiano. Estou escrevendo um Livro que é um tributo a minha família, que teve início em 1880, o qual está em fase final. Pretendo publicá-lo no início do ano de 2018. Sou uma das pessoas que acredita que só a educação é capaz de mudar o rumo de um país, inclusive o Brasil.“Foram muitas oportunidades na UFMS, como a de estágio na DIGR/NIN em dezembro de 2007 e janeiro de 2008 como voluntário e a partir de fevereiro de 2008 até março de 2009 como aluno bolsista, na época pude conhecer a imensidão do campus de Campo Grande, oferecendo suporte de técnico e manutenções de redes de computadores a quase todos os setores. Tive outra oportunidade de estágio, de abril de 2009 até dezembro de 2009, no LEDES e PREAE, como integrante da equipe de manutenção e desenvolvimento dos sistemas SIEX e SIGPROJ. Ingressei como servidor público na UFMS por concurso, no cargo de Técnico de TI em fevereiro de 2010, lotado na Coordenadoria de EAD. Posteriormente prestei concurso para o cargo de Analista de TI, vindo a tomar posse para esse cargo em outubro de 2012, inicialmente lotado na DIGR/NTI, e posteriormente como chefe da DIAT/CED/PREG, desde a criação desta divisão em maio de 2013 até sua extinção em janeiro de 2017. Fui designado para a chefia da DINOV/SEDFOR/RTR a partir de fevereiro de 2017. Atuei ainda, em algumas oportunidades, como chefe substituto e/ou substituto eventual da CED/PREG, SEDFOR/RTR e da DIEAD/SEDFOR/RTR. Exerci a função de Coordenador Adjunto UAB/UFMS em 2015 e 2016. São muito anos dedicados à UFMS e muitas oportunidades que ela me proporcionou. Foram inúmeras atividades como aluno e servidor desta instituição. A UFMS realmente mudou minha vida, contribuindo para minha formação e crescimento profissional.”

Moacir Saturnino de Lacerda - Engenharia Civil

Minha formação em Engenharia Civil 1973/1977 pela UFMS (UEMT), possibilitou uma carreira profissional e social vitoriosa. Paralelo à formação profissional, desenvolvi um trabalho de pesquisa no campo cultural com o trabalho musical desenvolvido pelo GRUPO ACABA. Minha gratidão externada e tem consonância com os colegas egressos nos Encontros Periódicos que realizamos com os Engenheiros UFMS, e nas diversas representações de classes junto ao CREA, SENGE e AEACG. Gratidão a Deus e a UFMS.

Silvia Cristina Soares Cecilio Paixão - Pedagogia

Aluna do curso noturno de Pedagogia, me formei em 94. Bons tempos! Foram anos felizes ao lado de colegas e professores muito competentes! Profa. Dra. Doroti Rocha, nossa madrinha de turma. Sempre que possível "mato saudades" com o prof. Dr. Antônio Hilário e Prof. Dr. Lourival. Hoje trabalho na SEMED, na Divisão de Educação e Diversidade/DED, atuo na formação de professores sobre a Lei 10.639/2003 e práticas pedagógicas para o ensino da questão afro-brasileira e indígena.

Cibele Ferreira da Cruz - Pedagogia (CPAQ)

Há 6 anos, após o término do curso de Pedagogia, atuando na Educação Infantil, em 2019 tomei posse em vaga no concurso para Assistente Pedagógico na Prefeitura Municipal.  Me sinto honrada e muito feliz por ter como referência o curso de Pedagogia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ), onde aprendi a equivaler prática e teoria e colocar em uso no dia-a-dia. Me encontrei na Educação Infantil! A UFMS transformou minha vida, me ofereceu novos horizontes!

Pâmela Priscila da Silva - Pedagogia (CPNV)

Cursei Pedagogia entre 2011 e 2014 no Câmpus de Naviraí (CPNV). Hoje resido em Tacuru e leciono 40 horas em escolas do Município e Estado. Me sinto realizada com minha profissão

Mayara Karolina Alvarenga Recaldes Gomes Coutinho - Psicologia

A UFMS, instituição pública e gratuita, por meio do contato próximo com professores e técnicos qualificados, me possibilitou uma formação teórico técnica adequada para o ingresso no mercado de trabalho como profissional liberal e, posteriormente, no serviço público dentro da função de psicóloga, além do ingresso exitoso na pós-graduação em primeiro lugar no Mestrado em Educação (UEMS-2014), e Doutorado em Psicologia Clínica (USP-2020).